CICLOTUR

Ciclotur SJP é o roteiro de cicloturismo de São José dos Pinhais, organizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Departamento de Turismo, a partir de apresentação do grupo “Clã do Pedal”, que trouxe a idéia base do roteiro.

A comunidade da Contenda foi escolhida como ponto de partida do Ciclotur SJP devido ao seu variado comércio local, de serviços, oferta de pousadas rurais nas proximidades e principalmente ao grande potencial para atender toda a área rural de São José dos Pinhais, com rotas circulares.

A idéia é levar os usuários a pedalar pelos atrativos rurais de São José dos Pinhais, dentre eles os roteiros de turismo rural Caminho do Vinho (link site), Rota das Colônias (link site) e Caminhos da Colônia Murici (link site), percorrendo estradas com diversos tipos de pavimento e paisagens, em meio às principais atividades econômicas/históricas de cada região que, por sinal, são a fonte de inspiração para os nomes das rotas.

ROTAS

São 05 rotas distintas, e as conexões entre si, totalizando 251km, sendo que o usuário poderá percorrer as rotas circulares em dois sentidos: horário e anti-horário.

Rota 1 – Roça e Vinho

Contempla as comunidades: Inhaíva, Malhada, Colônia Murici, Costeirinha, Caminho do Vinho, Capão Grosso, Gamelas, Avencal, Saltinho da Malhada e Roça Velha.

Rota 2 – Pinheiro Seco

Contempla as comunidades: Capão Grosso, Curralinho, Borda do Campo, Roseira, Fazenda Catas Altas, Papanduva da Serra e Avencal.

Rota 3 – Olarias

Contempla as comunidades: Campo Largo da Roseira, São Sebastião de Campo Largo, Campina do Taquaral, Colônia Zacarias, Cachoeira, Agaraú e Roseira de Campo Largo.

Em fase de implantação.

Rota 4 – Camomila

Contempla as comunidades: Alto da Boa Vista, Rio de Uma, Faxina, Campestre da Faxina, Colônia Marcelino, Campestrinho, Cotia e Roseira de Campo Largo.

Rota 5 – Castelhanos

Contempla as comunidades: Alto da Boa Vista, Rio de Uma, Córrego Fundo, Guaricana e Colônia Castelhanos.

Conexão Rota 1-3

Contempla as comunidades: Caminho do Vinho, São Francisco, Barro Preto e Colônia Zacarias.

Conexão Rota 3-4

Contempla as comunidades: Agaraú e Cotia.

Conexão Rota 1-5

Contempla as comunidades: Guaricana, Córrego Fundo e Roça Velha.

PASSAPORTE CICLOTUR

O Passaporte Ciclotur será a comprovação que o usuário percorreu as rotas de cicloturismo de São José dos Pinhais, dando direito a receber o certificado de participação.

Para tanto, o usuário pode baixar o passaporte gratuitamente “aqui” ou adquirido junto às Agências Oficiais “aqui”.

Colete ao menos 04 carimbos nos pontos de apoio de cada rota percorrida, eles estão identificados no ponto de partida do Ciclotur SJP e ao longo de cada rota e, ao final da sua meta de pedal, obtenha o Certificado Ciclotur SJP de duas formas:

- Se baixou gratuitamente no site, envie uma cópia digitalizada para turismo@sjp.pr.gov.br e receberá o certificado em arquivo pdf no seu email;

- Se adquiriu com uma agência Oficial, solicite sua cópia impressa com a empresa.

Em fase de elaboração

AGÊNCIAS OFICIAIS

São empresas especializadas que foram credenciadas para serem as Agências Oficiais do roteiro, onde os usuários poderão adquirir os mais diversos serviços e suportes necessários para o seu pedal, bem como o Passaporte e o Certificado Ciclotur SJP.

Em fase de elaboração