SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Com uma população com mais de 300 mil habitantes, é estrategicamente cortada por três BR’s ligando-se a diversas regiões brasileiras e demais países do Mercosul. Disponibiliza excelente infra-estrutura hoteleira, gastronômica e do Aeroporto Internacional Afonso Pena, um dos mais belos e equipados do Brasil, considerado desde 2013 como o melhor do país.

Possui 25.000 empresas formais, mais de 2.000 indústrias instaladas no município – muitas líderes de mercado, e é um dos maiores pólos automotivo do Brasil, destacando-se também como um dos maiores municípios paranaenses em arrecadação. Frente às transformações econômicas, procura resgatar e valorizar seu patrimônio histórico-cultural e natural, buscando o equilíbrio entre indústria, agricultura e meio ambiente, mantendo a qualidade de vida e, consequentemente, a movimentação financeira do município.

Dispõe de cenários naturais como parques, bosques e cachoeiras, que em virtude desses atrativos naturais do município, recebem mais de 01 milhão de pessoas por ano.

São José dos Pinhais é grande referência em turismo rural no estado do Paraná, proporcionando bem estar e novas experiências em meio à área rural. Além dos atrativos culturais e religiosos, o grande destaque são os roteiros turísticos rurais, que englobam estabelecimentos de gastronomia, comércios de produtos coloniais e artesanato local, envolvidos nas mais diversas atividades como adegas de vinhos, restaurantes, cafés coloniais, queijaria e cervejarias. Os roteiros também oferecem chácaras de eventos e lazer, pesque-pague, práticas esportivas, floriculturas, pousadas, receptivo local, artesanato, espaços para visitas pedagógicas, cabanhas e ranchos com suas cavalgadas e eventos no estilo tradicionalista, sem esquecer o forte comércio de orgânicos.

Por contemplar um grande número de etnias, como italianos, poloneses, ucranianos, portugueses e alemães, os diversos grupos folclóricos são um importante resgate da cultura local. Estes preservam as músicas típicas e danças desses países, que constituem parte da identidade do município.

Estão em destaque também as Caminhadas Internacionais na Natureza, com 06 circuitos passando por estradas rurais e trilhas com obstáculos naturais, propiciando uma experiência única de contato com as belezas naturais da nossa cidade. São José dos Pinhais é o detentor do 1° lugar no ranking do país nos últimos anos, com aproximadamente 16.000 participantes/ano, que puderam conhecer e divulgar as regiões visitadas além de adquirir mercadorias coloniais direto dos produtores em vários empreendimentos no percurso, estimulando o desenvolvimento econômico na localidade especialmente à agricultura familiar.

Grandes eventos e festas tradicionais acontecem na cidade, com apresentações de artistas regionais e nacionais, com vasta gastronomia, atraindo um público de 70 mil pessoas. As festas populares são uma oportunidade de mostrar e fomentar o turismo na região, permitindo aos visitantes conhecer a cultura local, degustar comidas típicas da região, promovendo e garantindo continuidade da cultura de seus descendentes. No final de ano, a famosa Casa do Papai Noel recebe mais de 200 mil visitantes de todos os lugares do país.

ATRATIVOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

São José dos Pinhais é a cidade certa para quem quer investir, se divertir e conhecer diferentes atrativos turísticos. No município você encontra roteiros rurais, museus, o Parque São José, a Casa do Papai Noel e tantos outros espaços que valorizam a cultura e fomentam o turismo.

Aeroporto Internacional Afonso Pena

Av. Rocha Pombo, s/nº – Jardim Aeroporto

Com terminal de passageiros de 112 mil m², capacidade para 14,8 milhões de passageiros ao ano e estacionamento para 3.930 veículos, é considerado o melhor aeroporto do país desde 2013 segundo avaliação dos usurários, além de várias outras premiações.
Telefone: (41) 3381-1515 / www.infraero.gov.br

Praça Getúlio Vargas

Localizada entre as ruas Scharffenberg de Quadros e XV de Novembro, Centro.

Possui espelho d’água, área com recomposição do piso original de petit pavê da década de 80 e pisos táteis, para auxiliar o deslocamento de deficientes visuais. Árvores estão plantadas junto a bancos, lixeiras e floreiras, formando um espaço de convivência.

Câmara Municipal
Rua Veríssimo Marques, 699 – Centro

Inaugurada em 2003, com arquitetura moderna e arrojada em vidro e concreto. Além dos gabinetes dos vereadores, possui jardins internos, plenário com platéia, galeria e mural do artista plástico Roney W. Erthal em homenagem aos 150 anos de Poder Legislativo, representando os vereadores.
Telefone: (41) 3299-6500

Museu do Boneco Animado
Praça Getúlio Vargas, 1027 – Centro

Abriga diversidade de estilos e técnicas, oferecendo aos visitantes uma iniciativa inusitada de contato direto com diversas técnicas de bonecos, experiência de manipulação e contação de história. Possui grande acervo, formado por bonecos de diferentes estilos – gigantes, de luva, de vara, de dedo e decorativos, reprodução de sombras javanesa e indiana, marionetes, fantoches, máscaras, cenários, entre outros. Segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: (41) 3381-5903

Parque da Fonte

Rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Tavares de Lyra.

Tem aproximadamente 3,5 hectares de área com reserva de mata, com 70% de vegetação nativa, predominando a Araucária Angustifolia (Pinheiro do Paraná), topografia suave, trilhas para caminhada, mini-palco e uma “Fonte de Água”. No local é realizado o grande evento “A Casa do Papai Noel” de São José dos Pinhais.

Portal de São José dos Pinhais

Avenida das Torres, próximo à divisa com Curitiba

Construído em 1995, inspirado nas antigas estufas européias utilizadas para o cultivo de plantas, visando saudar todos aqueles que chegam ao município.Lembra a universalidade dos povos e a integração com o Mercosul.

Praça Missionários do Verbo Divino

Rua Veríssimo Marques, esquina com a Rua Dr. Claudino dos Santos

Inaugurada no ano 2000, é um espaço de lazer para a comunidade, com pista de skate, mirante, cascata e espelho d’água, quadra de futebol, pista para caminhada, parque infantil e palco com mural do artista plástico Roney W. Erthal retratando a história da evolução do Município.

Caixa D’Água

Praça Getúlio Vargas

Com 27,5 metros de altura e capacidade para 100m2 de água, foi o primeiro reservatório do Brasil construído em concreto protendido. Tombada como Patrimônio Histórico do Município, atualmente está desativada e é um dos atrativos turísticos mais altos da cidade.
Telefone: (41) 3398-4100

Catedral São José

Praça 08 de Janeiro

A primeira construção data de 1708 e passou por várias reformas e ampliações. Em 1905 foram iniciadas as obras da atual, em 2002 foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal e em 2007 passou à Diocese.
Telefone: (41) 3282-0243

Capela Killian

Avenida Rui Barbosa, esquina com a Rua Izabel A Redentora (Cemitério Municipal)

Jazigo da Família Killian, construído em 1918 com linhas arquitetônicas ecléticas. Guarda os restos mortais do 3º prefeito de São José dos Pinhais. Em 1977, tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

Museu Municipal Atílio Rocco

Rua XV de Novembro 1660, centro

Construído por Manoel Ordine para sua residência, na década de 10. Em 1920 foi comprado pela Municipalidade, onde funcionaram os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com a L.B.A. e Junta Militar até 1981, quando passou a abrigar o Museu Municipal.
Segunda à sexta: das 08h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 12h às 16h.
Telefone: (41) 3381-5900

Centro de Vivência Cultural

Rua XV de Novembro, 1800

O prédio data de 1904, onde funcionou a Fábrica Senegaglia (Metalurgia). No Centro de Vivência Cultural João Senegaglia está instalado o Teatro SESI, com mais de 100 lugares, a sede da Secretaria Municipal da Cultura e as futuras instalações da Oficina de Bonecos, Museu do Boneco Animado e Escola da Cultura.
Telefone: (41) 3381-5917 | 3381-5901

Usina Chaminé

A mais antiga usina do sistema Copel em funcionamento foi inaugurada em 1931 pela extinta Companhia Força e Luz do Paraná. A usina produz 8.000 KW (18 MW) de energia elétrica, integrando o sistema energético do sul e centro-sul do Brasil. Localiza-se no rio São João, sendo abastecida pela Represa de Vossoroca. NÃO é permitida visitação.

Teatro Sesi

Rua XV de Novembro 1800, centro

Inaugurado em 2013 e instalado do Centro de Vivência Cultural, visa promover e incentivar a cultura local. Oferece uma programação cultural mensal variada de cinema, música e teatro.
Telefone: (41) 3398-4100

Casa da Cultura Polonesa Padre Karol Dworaczek

Colônia Murici

Instalada no antigo colégio das freiras, guarda em seu acervo objetos da história da imigração polonesa na colônia, como utensílios domésticos e agrários, com ambientes retratando as antigas casas dos poloneses, além de exposições temporárias que tratam da cultura e história da Polônia.
Segunda à sexta: das 08h às 12h e das 13h às 17h, e no 1° domingo do mês das 12h30 às 16h30.
Telefone: (41) 3635-1545

Colônia Castelhanos

Em meio à Mata Atlântica da Serra do Mar, oferece flora, fauna, rios e cachoeiras exuberantes para banhar-se, fazer caminhadas, trilhas ecológicas e apreciar a natureza tão abundante nesta região. Foi colonizada inicialmente por indígenas e depois por imigrantes ucranianos e poloneses, e está a 70 Km do centro com acesso pela BR-376 ou pela estrada da Usina Chaminé. Organizados em forma de cooperativa, vivem principalmente do cultivo da banana, e produzem peças de artesanato de forma sustentável utilizando a fibra da fruta.

Fórum

Rua João Ângelo Cordeiro, s/nº

Inaugurado em 2004 em estilo clássico, com jardim preservando a homenagem ao Dr. Marçal Justen – antiga praça. Destacam-se esculturas em bronze retratando a história do Poder Judiciário no Município, retrato do patrono e Galeria dos Juízes (1926-2004). A antiga sede (1980) passou por reformas e evidencia-se o mural em azulejo preto e branco, retratando a Deusa da Justiça, a Capela, e o Salão do Júri homenageando o Dr. Clotário Portugal.
Telefone: (41) 3035-8400

Parque São José

Localiza-se entre a Av. das Torres (acesso), Av. Mal. Floriano e Rio Iguaçu

Com área de 649 mil m2, possui 12 churrasqueiras, 600 vagas de estacionamento, academia ao ar livre, pista de caminhada, campo de futebol, e uma ampla área de descanso e contemplação da natureza com ambiente familiar. O parque também abriga o batalhão da Força Verde e a Divisão de Paisagismo.
Telefone: (41) 3382-1622

Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros

Praça Oito de Janeiro, 120

Prédio construído em 1912 e tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 1980, foi edificado em linhas clássicas para sediar o Grupo Escolar Silveira da Motta, e já abrigou o Fórum, a Biblioteca Pública, a Câmara Municipal e novamente a Biblioteca Pública, inaugurada em 1940. Seu acervo possui cerca de 100 mil obras, e entre os serviços oferecidos destacam-se o apoio a consulta, o empréstimo domiciliar e uso da biblioteca virtual.

Colégio Estadual Silveira da Motta

Praça Getúlio Vargas, 1123 Centro

Edificação escolar, dentre as escolas públicas foi a primeira existente no município. O grupo escolar foi transferido para o atual prédio em 1955 que foi tombado pela Lei Municipal nº 04/1996 em 2004.

Memorial Casarão – Paço Municipal

Rua Passos de Oliveira 1101, Centro

Inaugurado e tombado em 2014, trata-se da construção de uma estrutura nas mesmas dimensões da fachada frontal do antigo Casarão da Família Massaneiro, no estilo da arquitetura neoclássica italiana, com a fidelidade aos detalhes decorativos e pináculos da fachada original.

Capela Senhor Bom Jesus

Rua Barão do Cerro Azul, 2363 – esquina com a Rua Etore Marenda, Bom Jesus

Em alvenaria, com único piso e sem torre, foi construída pela Família Marenda, imigrantes italianos, no início do século XX. Tombada pelo Patrimônio Municipal.
Telefone: (41) 3081-4336

Capela Santo Antônio

Rua Francisco Dal’Negro, 3519 – Colônia Rio Grande

Construída pelos imigrantes italianos em alvenaria, com torre frontal e pinturas na parte interna. Tombada pelo Patrimônio Municipal.
Telefone: (41) 3587-1411

Capela Nossa Senhora das Graças

Alto da Boa Vista, Contenda

Construída pela família de José Moro Filho em 1947. Em formato de cone, possui detalhes em pedras na parte externa, tanto na lateral como na cobertura. Tombado pelo Patrimônio Municipal.

Capela Nossa Senhora dos Milagres

Rua Benjamin Negoseki, 8500, Estrada da Cachoeira, Cachoeira

Instalada no final do século XIX (entre 1880 a 1890) e finalizada em 1927. Em alvenaria, com torre, cercada e muro baixo, apresenta detalhes pintados no altar – mor e nas paredes internas e teto, janelas em vitrais. Tombado pelo Patrimônio Municipal.

Capela Santo Antônio

Rua Joana Persegona Zen, s/n – Colônia Acioly – Borda do Campo

Construído em alvenaria, em estilo eclético, com torre central, coberta com telhas de barro e composta de galilé e teto em arco foi confeccionado em estuque. As pinturas decorativas são de motivos florais e geométricos. Tombada através da Resolução 001/2011 Compac.